CasaNAT

O Núcleo Amigos da Terra Brasil (NAT/Brasil) firmou contrato de cedência com o Patrimônio da União para uso gratuito do imóvel localizado na rua Olavo Bilac, 192, no bairro Cidade Baixa. A edificação, construída há mais de 60 anos e que já abrigou uma escola, funciona como sede do Amigos da Terra e, futuramente, um centro de documentação com a temática ambiental.

A partir do espaço físico planejado para a sede, o NAT deseja atender as demandas de trabalho e proporcionar uma estrutura adequada para ativistas e voluntários, além de incentivar a participação da comunidade nas discussões sobre temas socioambientais. A execução do projeto e o uso da sede serão compatíveis com a missão e os objetivos estatutários da entidade.

Os objetivos do projeto

Sede do Núcleo Amigos da Terra Brasil
Viabilizar a continuidade de suas atividades cotidianas, criando espaços para o funcionamento do escritório e sala de reuniões.

Centro de Documentação Magda Renner
Disponibilizar ao público acervo catalogado digitalmente de mais de 3 mil livros e publicações sobre a temática ambiental, videoteca com mais de 200 volumes, arquivos de documentos sobre as principais lutas e a atuação da entidade junto ao movimento ecológico e nacional desde a década de 70, além de imagens que reconstroem esta história.

Centro de Referência em Construção Sustentável no Meio Urbano
Demonstrar formas de sustentabilidade nas cidades, a partir da reforma e intervenção em uma edificação convencional. Promover a difusão de práticas cotidianas ambientalmente corretas, através da visualização de técnicas de baixo impacto no ambiente, além do resgate e recuperação da edificação, visando a valorização do patrimônio cultural de Porto Alegre.

Estratégias sustentáveis utilizadas

– Uso eficiente da energia;
– Conforto ambiental;
– Tratamento de efluentes;
– Paisagismo produtivo;
– Reaproveitamento de resíduos;
– Coleta e utilização da água da chuva;
– Geração de energia solar térmica e fotovoltaica;
– Reaproveitamento de materiais de construção;
– Seleção de materiais de baixo impacto ambiental;
– Ênfase no uso natural de iluminação e ventilação.

Para contribuir com a CasaNAT, clique aqui.