Documentários

Sementes Crioulas de um Mundo sem Veneno

Depois de exibições em Herval, para o Grupo Biodiversidade, e na 1ª edição da Feira Agroecológica Frutos da Resistência, o documentário Sementes Crioulas de Um Mundo Sem Veneno está disponível online. O filme relata o trabalho que foi desenvolvido em duas escolas do município de Herval durante a execução do projeto “Fortalecendo a soberania alimentar, conservando saberes e preservando o bioma Pampa”, executado pelas organizações Amigos da Terra Brasil com sede em Porto Alegre, membro integrante da Federação Internacional Friends of Earth e Sítio Cultural Ibiekos, com sede no município de Herval, Assentamento Vista Alegre /Tamoios localizado na estrada do Basílio. E financiado por seleção em edital público da Fundação Luterana e Diaconia.

O projeto foi desenvolvido no período de agosto de 2015 a março de 2016 nas escolas rurais EEEM Corintho Ávila Escobar localizada na Vila Basílio e EMEF Ernesto Che Guevara localizada no Assentamento Nova Herval com o apoio e participação do Grupo Biodiversidade, grupo este formado por famílias assentadas com o objetivo de trabalhar a produção agroecologica, questionando o sistema de produção convencional baseada no uso de altas doses de agroquímicos. Acreditamos que cada povo tem um bioma a qual pertence. Neste projeto trabalhamos com a idéia de que para poder conservar é preciso conhecer. Nosso trabalho foi de resgatar os conhecimentos locais através das crianças. Como resultado, geramos este vídeo, que conta com entrevistas com agricultores da região, imagens das atividades na escola, denúncias de violações de direitos.

Mercado Verde – A Financeirização da Natureza

Produzido pelo Amigos da Terra Brasil em parceria com a Sucupira Filmes, o documentário: “Mercado Verde: a Financeirização da Natureza” apresenta diversos casos pelo Brasil em que os processos de Mercantilização e Financeirização da Natureza transformam bens comuns, fundamentais à vida, em mercadorias privadas passíveis de transações comerciais, lucro e especulação. Esses processos estão em curso em todo o mundo e são amparados em acordos internacionais de livre comércio e em legislações como o Novo Código Florestal, que abrem as portas para grandes corporações explorarem os territórios e que criam uma arquitetura de impunidade para quem viola direitos de comunidades. O filme aborda as violações de direitos nos territórios provocadas pelos agentes da Financeirização da Natureza, que passa pelas violações da monocultura de eucalipto e soja no Bioma Pampa, intoxicação de todo o ecossistema à margem do Rio Doce pela Samarco (Vale do Rio Doce e BHP Billinton), extermínio de indígenas no Mato Grosso do Sul por latifundiários, ataques aos quilombolas e povos originários através de legislações elaboradas por ruralistas. Por fim, a cooptação do Estado que impulsiona a impunidade das grandes corporações violadoras.

Indústria do Alumínio – A Floresta Virada em Pó

A exploração de bauxita e sua transformação nos minérios industriais alumina e alumínio é um caso extremo do que os estudiosos denominam Economia de Enclave. Um sistema concentrador de riqueza, que só garante sua expansão ao se instalar abruptamente em uma região, manter-se segregado do contexto geográfico e de todo o resto da economia que o rodeia. O isolamento é o que garante o máximo de aproveitamento dos recursos naturais para o progresso dos negócios. Uma intromissão que os povos amazônicos são obrigados a suportar em benefício do desenvolvimento dos outros.  O Núcleo Amigos da Terra Brasil, em contato com organizações e movimentos locais, foi registrar esses conflitos com ribeirinhos para avaliar os impactos sociais e ambientais que a indústria do alumínio provoca desde à década de 80 no Brasil. Para isso, organizou visitas técnicas em pelo menos um local de cada etapa da cadeia produtiva. Essa reportagem, acompanha a pesquisa de campo e revela os casos de ameaças aos povos tradicionais e aos trabalhadores da indústria, dando voz aos afetados.

plugins premium WordPress