Amigos da Terra sedia debate sobre privacidade e liberdade na internet

Encontro abordou o uso de ferramentas de mídias digitais para que os movimentos sociais possam ter mais segurança na internet

 

Um debate sobre privacidade e liberdade na internet foi realizado neste sábado (15/9) na sede do Amigos da Terra, em Porto Alegre. O encontro também teve o objetivo de discutir como os movimentos sociais podem utilizar as mídias digitais de forma mais segura, sem comprometer informações e dados pessoais com as grandes empresas que hoje controlam as redes – Facebook e Google, principlamente.

Intitulado “Uma internet livre e segura para tod@s. É possível?” o debate integrou a quarta edição do Diálogos Abertos, evento realizado pelo BaixaCultura em parceria com a Casa da Cultura Digital de Porto Alegre. Nessa edição, organizaram também a Amigos da Terra Brasil e a Marcha Mundial das Mulheres.

Durante as discussões foram abordados temas como a garantia de direitos como a privacidade, a liberdade de expressão, o acesso à informação, a participação social e o direito à manifestação, nos contextos do Marco Civil da Internet e da Lei Geral da Proteção de Dados, e sobre formas de defesa – ou que pelo menos dificultem – a vigilância na rede por governos e grandes empresas.

Algumas das ferramentas mostradas no Diálogos para navegar com mais segurança estão listadas no site do Baixa Cultura.

Abaixo, vídeo com a íntegra da conversa:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *